25.08.09

Mafalda vai ganhar estátua em Buenos Aires

A personagem Mafalda, do argentino Quino, vai ter uma estátua, que será inaugurada no próximo domingo em Buenos Aires, na Argentina.

A estátua terá 80 centímetros e foi feita pelo artista plástico Pablo Irrgang. A menina ficará sentada num banco, como foi feito no Rio de Janeiro com o poeta Carlos Drummond.

Veja como ficou a versão final de Mafalda nesta reportagem veiculada pelo portal UOL: 

 

 

Escrito por PAULO RAMOS às 11h50
[comente] [ link ]

14.08.09

Reportagem em quadrinhos registra episódio histórico da Bahia

 

Detalhe da reportagem em quadrinhos O Corneteiro Lopes

 

Uma reportagem em quadrinhos produzida na Bahia narra um dos momentos históricos vividos no Estado. Ela registra o papel de um corneteiro no desfecho da Batalha do Pirajá.

O confronto ocorreu no fim de 1822. A disputa era pautada na independência baiana e punha em lados opostos portugueses e o Exército Pacificador, pró-autonomia política.

"O Corneteiro Lopes", título da reportagem, foi publicado no jornal "Correio da Bahia" no dia 2 de julho. No começo deste mês, foi disponibilizada para leitura on-line.

A matéria pode ser acessada no site "Projeto Vanguarda", mantido pelos autores. A narrativa por produzida por Leandro Silveira, Augusto Mattos e José Roberto Almeida.

O grupo já produziu outras duas reportagens em quadrinhos: uma sobre o movimento estudantil baiano e outra sobre portadoras de HIV.

                                                           ***

Nota: vai haver um debate sobre jornalismo em quadrinhos neste sábado em São Paulo.

O encontro vai abordar a reportagem sobre o movimento independente Quarto Mundo, veiculada aqui no blog na semana passada (pode ser lida a partir daqui).

A mesa terá presença dos quadrinistas Edu Mendes, Will e Laudo Ferreira Jr. Também participo do debate, que terá início às 17h.

O "Jornalismo em Quadrinhos na Varada" será realizado na varanda - daí o nome - da Quanta Academia, que fica na rua Dr. José de Queiroz Aranha, 246. A entrada é franca.

Escrito por PAULO RAMOS às 17h03
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]