08.09.09

Obra argentina de Breccia e Sasturain vai ser publicada no Brasil

 

Crédito: reprodução

 

 

 

 

 

 

 

Quarto e último volume de "Perramus", intitulado "Dente por Dente", será publicado pela Editora Globo; ao lado, capa da versão original, publicada na Argentina pela Ediciones de la Flor 

 

 

 

 

 

 

De quando em quando, as editoras brasileiras trazem alguma surpresa. A mais nova é o lançamento do álbum "Perramus", de Juan Sasturain e Alberto Breccia.

O tom de surpresa aumenta quando se vê que a obra é argentina e que será publicada pela Globo, que mantém em catálogo títulos em quadrinhos voltados ao leitor infanto-juvenil.

E, de pueril, "Perramus" não tem nada. "Dente por Dente", título do volume que sairá no Brasil, mostra a busca do protagonista e de seus colegas por dentes de Carlos Gardel.

Os dentes do cantor de tango - morto em um acidente aéreo em 1935 - estão com diferentes personalidades, como Fidel Castro e um traiçoeiro Frank Sinatra.

                                                          ***

O grupo é convocado por Jorge Luis Borges. O escritor argentino defende a ideia de que recuperar o sorriso de Gardel irá contribuir para melhorar a estima dos argentinos e de outros países sul-americanos.

O lançamento de "Perramus - Dente por Dente" foi antecipado nesta terça-feira por Marcelo Naranjo no "Universo HQ", site especializado em informações sobre quadrinhos.

A página virtual da Globo já registra o livro para venda: 176 páginas, a R$ 40. Curiosamente, a editora optou por iniciar a série no Brasil pelo fim: este é o quarto e último volume.

O site da editora rotula a obra como "maior representante do quadrinho político latino-americano" e se ancora na relação da série com o regime militar. Não é bem assim.

                                                          ***

O diálogo com a ditadura ocorreu nos outros volumes de "Perramus", hoje esgotados na Argentina. O único ainda à venda é esta quarta parte, a menos politizada.

Sinal de que a resenha do site da Editora Globo vende algo que o álbum não tem é o texto de Juan Sasturain, escritor da obra, na introdução à edição argentina.

"Dente por Dente é, sem dúvida, a mais gratuitamente aventureira das histórias de Perramus", diz. "É também a maior e a menos trágica".

A obra foi produzida entre 1988 e 1989 e se destaca pelas referências e pela arte de Breccia. A edição mais recente, base para a da Globo, é de 2006, publicada em capa dura.

Escrito por PAULO RAMOS às 21h34
[comente] [ link ]

02.09.09

O primeiro - e divertido - encontro entre Mickey e o Incrível Hulk

É prematuro dizer o que vai ocorrer - ou se vai ocorrer - alguma mudança com a compra da Marvel pela Disney, anunciada no início desta semana. O tempo é que dirá.

Mas o que já se percebe é uma tendência, pelo menos aqui no Brasil, de fazer piada sobre o tema. Aqui mesmo no blog, alguns dos comentários têm sinalizado esse caminho.

Um, veiculado no site "Charges", é um exemplo disso. Mostra o primeiro e divertido encontro entre o Incrível Hulk, da Marvel, e Mickey, da Disney.

Por puro analfabetismo digital, não consegui reproduzir o vídeo aqui no blog. Segue, então, o link para que possa ser visto diretamente no site.

Escrito por PAULO RAMOS às 11h17
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]