27.10.09

E o detetive Diomedes ganha vida...

 

Circula na internet um teaser do projeto de adaptação do álbum em quadrinhos "O Dobro de Cinco", de Lourenço Mutarelli, publicado há dez anos pela editora Devir.

Mutarelli participa do vídeo, contracenando com Cacá Carvalho, irreconhecível na pele do protagonista. Veja a seguir a sequência, de pouco mais de um minuto e meio.

 

 

O vídeo foi disponibilizado no site da Birdo, empresa responsável pela sequência em animação. Os créditos incluem o quadrinista Rafael Grampá no design de produção.

São de Grampá, via Twitter, informações extras sobre o filme. Segundo ele, o projeto do longa está adormecido. O que faltaria para acordar seriam "milhões de reais".

Escrito por PAULO RAMOS às 11h05
[comente] [ link ]

26.10.09

Uma tira que merece registro

 

A "Folha de S.Paulo" desta segunda-feira publica uma das melhores tiras que já tive oportunidade de ler. É da série "Macanudo", do argentino Liniers. Reproduzo a seguir:

 

 

Em tempo: a tira não é inédita. Foi publicada pela primeira vez no Brasil no volume inicial de "Macanudo", lançado no ano passado pela Zarabatana. A tira é a primeira da página 37. 

Escrito por PAULO RAMOS às 09h46
[comente] [ link ]

12.10.09

Links para saber como foi o FIQ 2009

 

Renato Canini. Crédito: reprodução do Flickr do FIQ

 

 

 

 

Renato Canini em debate neste 6º FIQ

 

 

 

 

Termina hoje em Belo Horizonte (MG) a 6ª edição do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos). Realizado a cada dois anos aqui no Brasil, o evento tem como diferencial a reunião, num mesmo espaço, de autores nacionais e estrangeiros.

Desta vez, fiz uma passagem relâmpago pelo festival. Estive na tarde e noite da sexta-feira para um debate e o lançamento de "Quadrinhos na Educação - Da Rejeição à Prática".

Os compromissos me impediram de cobrir o FIQ como gostaria e com a seriedade que o evento exige.

Por isso, em vez de postar uma reportagem aquém, prefiro indicar quem ficou durante todo o tempo por lá e fez uma cobertura exemplar do que ocorreu no festival.

                                                         ***

Há boas fotos no Flickr oficial do FIQ. É de lá que reproduzi a imagem de Renato Canini, que abre esta postagem. Canini foi o homenageado desta sexta edição.

Nas reportagens, sugiro a leitura dos textos feitos pelos colegas Érico Assis, no site "Omelete", e Dandara Palankof, para a revista virtual "Zé Pereira".

Cada um se destaca por um diferencial. Érico fez um diário do FIQ, com um texto solto e gostoso de ler, mesclando informações, bastidores e impressões pessoais.

Dandara fez um relato minucioso de parte das mesas-redondas do festival. A cobertura dela dá ao leitor a sensação de ter estado no debate, mesmo que virtualmente.

                                                           ***

Seguem os links: Omelete, Zé Pereira, Flickr do FIQ.

Escrito por PAULO RAMOS às 13h23
[comente] [ link ]

04.10.09

A visão dos leitores sobre as tiras de Rafael Sica

O desenhista Rafael Sica postou no início deste mês em seu blog uma história que mostra como leitores de sua página virtual enxergam as tiras que faz.

O trabalho de Sica - bastante inovador - rendeu a ele o Troféu HQMix deste ano na categoria webquadrinhos. O HQMix é a principal premiação da área de quadrinhos no país.

Segue a história, intitulada "Situação Crítica", reproduzida do blog do autor:

 

História: Rafael Sica. Reprodução do blog do autor.

Escrito por PAULO RAMOS às 16h37
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]