28.08.10

Uma tira do dia que merece registro

 

Quase Nada, de Gabriel Bá e Fábio Moon. Crédito: versão on-line da Folha de S.Paulo


Da série "Quase Nada", de Gabriel Bá e Fábio Moon, na "Folha de S.Paulo" de hoje.

Escrito por PAULO RAMOS às 10h08
[comente] [ link ]

20.08.10

Breve...

 

Geraldão, de Glauco. Crédito: versão virtual da Folha de S.Paulo

 

Tira de "Geraldão", de Glauco, de 9 de outubro de 1987, reeditada na edição desta sexta-feira da "Folha de S.Paulo". Falta muito pouco...

Escrito por PAULO RAMOS às 10h23
[comente] [ link ]

18.08.10

Falta pouco...

 

Geraldão, de Glauco. Crédito: Folha de S.Paulo

 

Crédito: tira de "Geraldão", de Glauco, publicada em 5 de setembro de 1987 e republicada na edição desta quarta-feira do jornal "Folha de S.Paulo". Falta pouco...

Escrito por PAULO RAMOS às 11h07
[comente] [ link ]

08.08.10

Jornal publica biografia de Adoniran Barbosa em quadrinhos

 

HQ de Adoniran Barbosa. Crédito; imagem cedida pelo autor

 

Uma história em quadrinhos explica a trajetória de Adoniran Barbosa, nome usado pelo cantor e compositor João Rubinato (1910/23-1982). O desenho acima mostra um trecho da biografia ilustrada.

A narrativa foi criada por Franco de Rosa e arte-finalizada por Antonio Lima. A história foi publicada na edição de fim de semana do jornal "Diário do Comércio" e ocupa toda a capa do caderno de cultura.

O caderno é todo dedicado a Adoniran. O mote da pauta é o centenário de nascimento do músico, comemorado no último dia 6.

O "Diário do Comércio" é o terceiro jornal a usar quadrinhos neste fim de semana. A "Folha de S.Paulo" publicou uma história sobre Robert Crumb E Gibert Shelton e o "Diário de São Paulo" trouxe toda a capa em quadrinhos.

Escrito por PAULO RAMOS às 11h07
[comente] [ link ]

07.08.10

Jornal traz chamadas da capa na forma de quadrinhos

 

Diário de São Paulo. Crédito: reprodução

 


A edição deste sábado do "Diário de São Paulo" traz uma história em quadrinhos ocupando toda a capa do jornal. A narrativa serve para chamar os destaques da publicação.

Os quatro quadrinhos da história foram desenhados por Ivan Reis, brasileiro que hoje é um dos principais nomes do mercado norte-americano de super-heróis.

A sequência mostra dois hipotéticos heróis - versões caricatas de Super-Homem e Lanterna Verde - conversando sobre os assuntos do noticiário do jornal.

"Oi, Superomão, você viu que a passagem de avião já sai por 12 prestações de R$20?", pergunta o "Homem Vontade". Abaixo do balão, a frase "leia mais na página 2".

                                                          ***

O mesmo molde de diálogo, sempre seguido de uma chamada para as páginas internas do jornal, pauta toda a capa da edição. No fim da página, há uma explicação para isso.

Uma frase registra que o jornal deste sábado "entra no clima dos quadrinhistas brasileiros que brilham no exterior, como Ivan Reis, autor da HQ acima".

A reportagem sobre os desenhistas daqui que atuam nos Estados Unidos ocupa três páginas do jornal. Reis abre a matéria, que cita também outros brasileiros.

O texto destaca Eddy Barrows, Renato Guedes, Rafael Grampá e Mike Deodato, todos com trabalhos na Marvel ou na DC Comics, as duas principais editoras de quadrinhos de lá.

                                                         ***

Até onde se sabe, é a primeira vez que um jornal brasileiro ocupa toda a página da capa com uma história em quadrinhos, usando a narrativa como forma de chamada.

Curiosamente, outro jornal paulista usou neste sábado a linguagem dos quadrinhos como uma maneira de incrementar o noticiário. E com destaque na capa.

A "Folha de S.Paulo" produziu uma história sobre a passagem dos desenhistas Robert Crumb e Gilbert Shelton por Paraty, sede da Flip (Festa Literária de Paraty).

A história - mais ficcional do que jornalística propriamente dita - foi roteirizada pelo repórter Ivan Finotti. A arte é de Rafael Coutinho, do álbum "Cachalote", lançado em junho. 

Escrito por PAULO RAMOS às 11h29
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]