21.08.11

Brasileiros vencem mais um prêmio nos Estados Unidos

 

  • Séries de Gabriel Bá, Fábio Moon e Rafael Albuquerque receberam o Harvey
  • Troféu é a segunda principal premiação de quadrinhos dos Estados Unidos
  • Definição dos vencedores ocorreu neste fim de semana, durante convenção

 

Vampiro Americano, desenhado por Rafael Albuquerque

 

Séries de três autores brasileiros venceram duas das categorias do Harvey Awards, segundo prêmio mais importante da indústria norte-americana de histórias em quadrinhos.

As premiações foram para a revista mensal "Vampiro Americano", desenhada por Rafael Albuquerque, e "Daytripper", minissérie criada pelos irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon.

A primeira venceu como melhor nova série. A segunda, na categoria melhor história ou edição avulsa. "Daytripper" concorreu ainda como melhor publicação contínua ou minissérie.

Os nomes foram divulgados na noite deste sábado durante a Baltimore Comic-Con, convenção realizada nos Estados Unidos. A escolha foi feita por profissionais da área.

                                                         ***

As duas séries - e os três autores - já haviam sido vitoriosas no Eisner Awards, principal premiação de quadrinhos norte-americana, entregue no mês passado.

O trabalho de Rafael Albuquerque também foi selecionado como a melhor série nova de 2010. O de Bá e Moon conquistou a categoria melhor minissérie. 

Ambas foram publicadas pela Vertigo, selo adulto da DC Comics, mesma editora de Batman e Super-Homem. "Vampiro Americano" sai no Brasil na revista "Vertigo", da Panini.

"Daytripper" foi impressa no exterior e chega ao Brasil nos próximos dias. A edição, produzida em capa dura, deve integrar os lançamentos da Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

Escrito por PAULO RAMOS às 11h21
[comente] [ link ]

17.08.11

Convite: lançamento de Faces do Humor em São Paulo

 

Faces do Humor - Uma Aproximação entre Piadas e Tiras

 

Escrito por PAULO RAMOS às 19h56
[comente] [ link ]

12.08.11

Francisco Solano López (1928-2011)

 

  • Desenhista argentino morreu na madrugada desta sexta-feira
  • Solano López ficou conhecido por fazer a arte da série "El Eternauta"
  • Quadrinista morou no Brasil e publicou um álbum no país, "Sangue Bom"

 

El Eternauta. Crédito: reprodução

 

O desenhista argentino Francisco Solano López morreu na madrugada desta sexta-feira, aos 83 anos, por complicações decorrentes de uma hemorragia cerebral.

Segundo os jornais argentinos, a hemorragia foi causada por uma queda, na semana passada. No acidente, ele bateu a cabeça no chão.

O quadrinista estava internado, recuperando-se de um AVC (acidente vascular cerebral). A queda ocorreu ao tentar caminhar no quarto onde estava.

Ainda de acordo com os diários argentinos, a família optou por não fazer velório e irá cremar o corpo.

                                                         ***

Francisco Solano López foi um dos mais importantes desenhistas argentinos e ficou conhecido por ser a outra metade da série "El Eternauta", famosíssima no país.

Escrita por Héctor Germán Oesterheld entre 1957 e 1959, a história mostra a tomada de Buenos Aires por alienígenas. A Martins Fontes irá publicar a obra no Brasil este semestre.

O desenhista fez a arte de duas outras sequências, publicadas nas décadas de 1970 e 80. Neste século, retomou a série. A última parte foi lançada no ano passado.

O quadrinista participou de outras histórias, inclusive no Brasil. Fez a arte do álbum "Sangue Bom", em parceria com Carlos Patati e Allan Alex.

Escrito por PAULO RAMOS às 14h43
[comente] [ link ]

01.08.11

Com vocês, Faces do Humor

 

Divido com o leitor a capa de "Faces do Humor - Uma Aproximação entre Piadas e Tiras", novo livro meu que será publicado neste mês pela editora Zarabatana.

A arte é de Gustavo Duarte, autor de "Có!" e de "Taxi".

 

Faces do Humor - Uma Aproximação entre Piadas e Tiras

 

Ainda não tenho o preço. Mas já há dois lançamentos confirmados:

  • São Paulo - Dia 20 de agosto, às 14h, na loja Comix (alameda Jaú, 1998)
  • Curitiba - Dia 3 de setembro, às 17h30, na Itiban (avenida Silva Jardim, 845)

Fica desde já o convite.

 

Escrito por PAULO RAMOS às 16h02
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]