15.07.12

Mais um convite

 

 

Escrito por PAULO RAMOS às 18h11
[comente] [ link ]

09.07.12

Um convite

 

Bate-papo com Marcatti. 13.07, às 19h, na Gibiteria, em São Paulo. No final, vai haver sessão de autógrafos.

 

Só reforçando: no final, vai haver sessão de autógrafos de obras de Marcatti e de "Revolução do Gibi - A Nova Cara dos Quadrinhos no Brasil", nosso último livro. Fica o convite.

Escrito por PAULO RAMOS às 10h08
[comente] [ link ]

01.07.12

FIQ 2013 irá homenagear Laerte

 

  • Informação foi divulgada neste fim de semana durante premiação do Troféu HQMix
  • Festival de quadrinhos será realizado entre 13 e 17 de novembro, em Belo Horizonte
  • E-mail de convite ao autor pede "clemência" pelo aceite dele, já confirmado

 

Laerte durante entrega do Troféu HQMix deste ano. Crédito: Benedito Nicolau

 

O cartunista Laerte Coutinho será o homenageado da próxima edição do FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos), que será realizado no ano que vem em Belo Horizonte (MG).

A informação foi oficializada no último sábado, pela organização do evento, durante a cerimônia de premiação do Troféu HQMix, o principal da área de quadrinhos no país.

O desenhista, também presente na premiação, confirmou o aceite. "Nós sabemos que ele não gosta muito de homenagens", disse Afonso Andrade, um dos responsáveis pelo FIQ.

"Mas decidimos fazer o convite assim mesmo. A gente é apaixonado pelo trabalho dele."

                                                             ***

A organização do festival mineiro decidiu tornar público o e-mail convite enviado ao cartunista. O texto já aparece no site do evento de quadrinhos.

O tom da mensagem virtual é de admiração, mas sem perder o bom humor, uma das marcas da trajetória de Laerte. As linhas iniciais pedem "clemência" por um aceite dele.

A carta registra ainda a importância do desenhista, que iniciou a carreira na primeira metade da década de 1970, na revista independente "Balão".

Nos anos seguintes, ganhou destaque em salões de humor e na imprensa sindical. Nas décadas de 1980 e 90, foi um dos autores da editora Circo. Fez também textos para a TV.

                                                           ***

Na mesma época, inaugurou uma tira, "Piratas do Tietê", veiculada diariamente no jornal "Folha de S.Paulo". Por lá, desfilou mais de uma dezena de criações suas.

Nos últimos anos, Laerte tem se reinventado no espaço das tiras. O título permanece o mesmo. Mas os personagens foram aposentados.

No lugar, passou a criar experimentações gráficas e temáticas, que não necessariamente dialogam com o humor. Na internet, batizou essas histórias de "Manual do Minotauro".

Laerte foi premiado com o HQMix de melhor tira de 2011. O FIQ, com o de melhor evento da área. O festival de 2013 irá ocorrer entre 13 e 17 de novembro, na Serraria Sousa Pinto.

                                                            ***

Nota: agradeço a Benedito Nicolau por dividir comigo a foto de Laerte, tirada no último sábado durante entrega do Troféu HQMix, no teatro do Sesc Pompeia, em São Paulo.

Escrito por PAULO RAMOS às 21h45
[comente] [ link ]

[ ver mensagens anteriores ]